Termina el verano y los roedores ya lo saben, DESCUENTOS en artículos para el control de roedores
Fenómeno global con insectos e insecticidas

Insetos e inseticidas:uma breve abordagem ao fenômeno global

Insetos e inseticidas:uma breve abordagem ao fenômeno global

Os insetos são os animais mais abundantes no planeta Terra, não apenas em indivíduos, mas também em espécies. Graças à sua adaptabilidade, multiplicaram-se sem parar.

São pequenas em tamanho, medem em média de 6 a 10 mm e seu peso varia entre 25 e 50 mg. O seu tamanho permite-lhes habitar determinados espaços onde a competição por nutrientes é quase nula, sendo esta uma vantagem. Eles são capazes de se alimentar dos dejetos de outros animais e se abrigar em lugares onde não podem ser perseguidos. Sua capacidade reprodutiva é uma das características que lhes permitiu perpetuar com sucesso a espécie.

O corpo dos insetos carece de ossos, mas é coberto por um exoesqueleto resistente a vários produtos químicos. A função do exoesqueleto é apoiar e proteger os músculos e órgãos. Possuem um corpo segmentado (separado por constrições), o que lhes confere grande liberdade de movimentos. Esses segmentos são a cabeça, tórax e abdome.

Cuerpo de los insectos

Fonte: http://web.bioucm.es/cont/vespa/index.phpd=morfologia.phpp

A cabeça tem a função de localizar alimentos e perigos. O abdômen tem uma função locomotora. Os órgãos reprodutivos estão alojados no abdômen. Vale ressaltar que os insetos são os únicos invertebrados dotados de asas. Os órgãos sensoriais dos insetos são compostos de olhos compostos e antenas.

Sua dieta é baseada no consumo de qualquer tipo de substância orgânica. As peças bucais têm uma função nutricional e juntas formam o aparelho oral. Existem diferentes tipos de aparelho oral:

MASTIGADOR

Corte e desfie os alimentos. É o menos especializado

PICADOR-SUTOR

Ele perfura os tecidos e suga os fluidos internos. É típico de percevejos, pulgões e cochonilhas

SUTOR

Aspire líquidos expostos, como néctar e sucos de frutas danificados. Borboletas e mariposas têm

Otário

Lábio muito desenvolvido. Aparelho bucal de moscas. As abelhas possuem

Mastigador de sucção

Sistema intermediário entre os aparelhos de mastigação e sucção

CORTADOR DE LIMPEZA

Sistema intermediário. As mutucas e algumas moscas o possuem

 

Exceto em alguns casos, nos insetos os sexos são separados (dimorfismo sexual). Embora às vezes seja difícil diferenciá-los, em muitos casos há variações sexuais bem marcadas, por exemplo na cor, tamanho, presença de asas ou chifres, entre outros. Na maioria das vezes, a reprodução é sexuada e são ovíparos; a cópula é seguida pela postura dos ovos e sua posterior eclosão.

Dentro da classe insecta encontramos insetos-praga e insetos benéficos. Os primeiros afetam a produção agrícola de forma negativa, causando danos às lavouras e, portanto, perdas econômicas. Os inseticidas são usados para evitar ou reduzir os danos. São agentes de origem química ou biológica, que destroem o inseto ou limitam algumas de suas funções, impedindo que causem danos. No artigo vamos nos concentrar no controle químico. Esses produtos diferem de acordo com sua origem e modo de ação.

  • Compostos de carbono, hidrogênio e cloro. Poucos inseticidas desse tipo estão em uso hoje.
  • Eles contêm fósforo. São tóxicos para os vertebrados e pouco persistentes. Eles foram introduzidos como substitutos dos organoclorados. Eles inibem algumas enzimas que intervêm na atividade do sistema nervoso causando paralisia.
  • São derivados do ácido carbâmico e têm ação semelhante à dos organofosforados, mas com uma diferença: seu efeito é reversível.
  • De origem sintética, são eficazes contra a maioria dos insetos e são usados em baixas doses. Eles tiveram grande evolução ao longo dos anos. Eles têm um efeito residual muito bom. Eles afetam o sistema nervoso central e periférico do inseto.
  • Eles são semelhantes à nicotina natural. Atuam no sistema nervoso central.
  • Benzoilureias. Funciona como um regulador de crescimento para insetos. Atua na fase larval da maioria dos insetos, bloqueando a síntese de quitina, elemento que confere dureza ao seu exoesqueleto.

Oinseticidas Eles chegam ao seu local de ação de diferentes maneiras:

  • Contato: quando o produto entra em contato com o inseto
  • Ingestão: quando se alimentam de elementos que contêm o produto
  • Inalação

 

Conselho Comercial da Mida

Os inseticidas não são a única medida de controle. Procure sempre combiná-lo com medidas de controle cultural e biológico, reduzindo assim o impacto ambiental dos agroquímicos. A correta identificação da praga presente, a escolha adequada do produto a ser utilizado, respeitando a dose a ser aplicada e o conhecimento da toxicidade do produto são medidas a ter em conta para ser mais respeitoso com o meio ambiente.

Deixe um comentário

* Necessário

Os comentários devem ser aprovados antes de serem publicados